Autor |
Co-autor |
Artigo |
Adelaide Oliveira de Oliveira |
|
OS BLOGS E A MULTIPLICAÇÃO DAS IMAGENS CONTEMPORÂNEAS |
Agnus Valente |
|
VENDOGRATUITAMENTE.COM – SITE E NON-SITE NA CIDADE EXPANDIDA:
INTERVENÇÃO POÉTICO-POLÍTICA NA REDE E-URBANA |
Aldo Luís Pedrosa |
Beatriz Basile Rauscher |
MÁQUINAS DE VIGILÂNCIA E CAPTURA: VÍDEO E VOYEURISMO |
Alessandro do Nascimento |
|
O QUARTO CORPO: INDIVÍDUO E INDIVIDUALIDADES |
Alexandra Cristina Moreira Caetano |
|
INTERFACES INTERATIVAS: POÉTICAS VISÍVEIS EM PROCESSOS INVISÍVEIS REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS CRIATIVO |
Alexandre Sá Barretto da Paixão |
|
ONDE SERÁ QUE ISSO COMEÇA? |
Allex Rodrigo Medrado Araújo |
|
DOGMA95, DISPOSITIVOS MÓVEIS E EXPERIÊNCIAS TREMIDAS: EM
FAVOR DA LEGITIMAÇÃO DO DISCURSO AMADOR |
Andréa Bracher |
|
EXPERIMENTAÇÕES COM PHYTOTYPES |
Anelise Vieira dos Santos Witt |
Nara Cristina dos Santos |
ENTRE JOGOS E O GAMEART: MAPA DO TESOURO |
Ayrson Heráclito Novato Ferreira |
Tiago Sant'Ana |
CORPO, DISPOSITIVO E SUBJETIVAÇÃO: EXPERIÊNCIAS ENTRE
PERFORMANCE E VÍDEO |
Beatriz Cerbino |
Leandro Mendonça |
AUDIOVISUAL, VIDEODANÇA E DANÇA: CONCEITOS E DEVORAMENTOS |
Beatriz Morgado Queiroz |
|
CRELAZER: O DEVANEIO COMO VALOR ESTÉTICO CONTEMPORÂNEO |
Beatriz Pimenta Velloso |
|
VOZES DO RIO: PROCESSO DE UMA VIDEOINSTALAÇÃO |
Bruno Mendonça |
|
POÉTICAS VIRAIS: QUESTÕES MULTIMIDIÁTICAS NA CONTEMPORANEIDADE |
Carolina Corrêa Rochefort |
Angela Raffin Pohlman e Daniele Moraes da Silva |
IMAGENS CEGAS: PROCEDIMENTOS GRÁFICOS E SUAS RELAÇÕES COM A
IMAGINAÇÃO POÉTICA |
Carolina Reichert Andres |
Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi |
CULTMAP: CARTOGRAFIAS ARTÍSTICAS URBANAS |
Cecilia Mori Cruz |
|
AS SOMBRAS DOS CANTOS: ESTUDO DOS ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADOS DA CASA |
Cláudia Lewinsohn |
|
DA IMAGEM, ENQUANTO PROVOCAÇÃO, EM NUMÂNCIA DE CERVANTES |
Cláudia Schulz |
|
WEB PERFORMANCE: (DES)COSTURANDO O CONCENCEITO DE PERFORMANCE |
Cleomar de Sousa Rocha |
|
ARTE, CIBERESPAÇO E IMERSÃO |
Cristiana Nogueira Menezes Gomes |
|
POEIRA E MELANCOLIA: VESTÍGIOS URBANOS COMO ARTE |
Cristiano F. Lopes Pereira |
|
RHIZ'HOMMES – REDES DE SUBJETIVAÇÃO |
Cristina Adam Salgado Guimarães |
|
A IMAGEM INCÓGNITA |
Daniela Corrêa Seixas |
|
DESENHO-ESCRITA E PAISAGEM: AÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE EM SOMBRA |
Danillo Silva Barata |
|
PERSPECTIVA DO CORPO-IMAGEM NO NORDESTE BRASILEIRO: A CURADORIA DA MOSTRA TEMÁTICA DO ARTE.MOV |
Débora Rocha Gaspar |
Fernando Herraiz Garcia |
QUANDO O JOGO ELTRÔNICO VIRA ARTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O “GAME ART” |
Didonet Thomaz |
|
NÚMERO EXCEDENTE
IMERSÃO NO ESPAÇO PROVISÓRIO |
Diego Azambuja |
Fernando Aquino, Márcio Mota H e Maria Beatriz de Medeiros |
11
ESPETÁCULO MAR(IA-SEM-VER)GONHA POR CORPOS INFORMÁTICOS |
Douglas de Paula |
|
READY MADE COMPUTACIONAIS |
Douglas de Paula |
João H. L. Agreli |
CURSOR: EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE ARTE E TECNOLOGIA |
Edgar Silveira Franco |
|
CYBERPAJELANÇA: UMA PERFORMANCE MULTIMÍDIA DO POSTHUMAN TANTRA |
Eliane Moniz de Aragão Simões |
|
TEMPO DE FUNDO |
Emyle Pompeu de Barros Daltro |
|
COMO (DES)CONTINUAR O MESMO APÓS ENTRAR NO LABIRINTO DE PEQUENOS FRAGMENTOS DE MORTES INVISÍVEIS? |
Eriel de Araújo Santos |
|
INSITUÁVEL.
A IMAGEM COMO REPRESENTAÇÃO DA DÚVIDA |
Fábio Oliveira Nunes |
Paulo Gomes |
CAPTAS: IRÔNICAS, RUIDOSAS E INCONVENIENTES |
Fábio Purper Machado |
|
NARRATIVAS POÉTICAS ENTRE O TRIDIMENSIONAL E O PLANO |
Fernando Stratico |
|
LYGIA CLARK E A IMAGEM PERFORMÁTICA DE BABA ANTROPOFÁGICA |
Gabriela Caetano D'Amoreira |
|
INCIDENTES DE UM PERCURSO |
Geraldo Souza Dias |
|
A VISÃO DO PARAÍSO E FRANS POST:UMA REAVALIAÇÃO EM VISTA DA PRÁTICA PICTÓRICA CONTEMPORÂNEA |
Heloísa Helena da Fonseca Carneiro Leão |
|
ARTE, UTOPIA e TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO |
Herbin Isaac Benavides Poblete |
|
AS PLACAS DE VIDRO DE ALFREDO ANDERSEN:
UMA RADIOGRAFIA DA MEMÓRIA |
Hermes Renato Hildebrand |
Andréia Machado Oliveira |
AFECÇÕES DOS SIGNOS NA ARTE: DIÁLOGOS ENTRE CHARLES SANDERS PEIRCE E GILLES DELEUZE |
Hugo Fernando Salinas Fortes Junior |
|
ECONARCISOECONARCISO: REFLEXO, REPETIÇÃO E SUBJETIVIDADE |
Iracema Barbosa |
|
RICHARD LONG, UM ARTESÃO CÓSMICO |
Isabel Almeida Carneiro |
|
NOTA-COLAGEM |
Iuri Aleksander Dias Fernandes de Souza |
Vanessa Tavares da Silva |
ARQUIVO MORTO |
Joedy Luciana Barros Martins Bamonte |
|
A ESTRANHEZA DO SER NO PROCESSO CRIATIVO: EXPERIMENTAÇÕES |
Jorge Luiz Cruz |
|
PERFORMANCE LIVRO |
José Eliezer Mikosz |
|
CECI N'EST PAS UNE PEINTURE
REFLEXÕES SOBRE A PINTURA NA ARTE VISIONÁRIA |
José Luiz Kinceler |
|
HORTA VERTICAL-SABER: UMA PLATAFORMA DE DESEJOS
COMPARTILHADOS EM ARTE PÚBLICA |
Juliana Franklin Pires |
|
DAS TESSITURAS: PARA CONTAR AS NARRATIVAS DOS CORPOS |
Juliana Harrison Henno |
Monica Tavares |
A COR COMO FONTE LUMINOSA E A INSERÇÃO DO RECEPTOR |
Karina Dias |
|
A PRÁTICA DO BANAL, UMA ASPIRAÇÃO PAISAGÍSTICA |
Karine Gomes Perez |
|
AUTORRETRATOS CONTEMPORÂNEOS: REVELANDO UMA “IDENTIDADEIDEM” OU SUBVERTENDO A LÓGICA DO ESPELHO? |
Kate Lane Costa de Paiva |
|
ODARA: UTOPIA, TRADIÇÃO E FABULAÇÕES DO BELO NAGÔ |
Kelly Wendt |
Eduardo Montagna, Everson Mascarenhas e Tiago Ferreira Araújo |
GRAVURA ARTÍSTICA: HIBRIDISMO E NOVOS MEIOS |
Leandra Duarte Lambert Soares |
|
FICÇÕES NAS FRONTEIRAS - DERIVAS SONORAS, TERRITÓRIOS EM FLUXO E POÉTICAS DO DESVIO |
Leila Danziger |
|
DESAPARECIMENTO E IMAGEM: MAICON, SHEYKINAR, DOUGLAS, CHAYANE |
Lilian do Amaral Nunes |
|
COLETIVO EXPANDIDO: FLANAR, VAGAR, DERIVAR, ERRAR.
QUANDO O ENCONTRO SE TRANSFORMA EM CORPO COLETIVO, CORPO ANDANTE |
Lucia Isaltina Clemente Leão |
Celilia Almeida Salles |
A PESQUISA EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS MÍDIAS: TRÊS PERSPECTIVAS |
Lucimar Bello P. Frange |
|
CANTOS-CUNHAS 61, 62, 502, 1501, 16
C ANT OSCU N HAS |
Luisa Paraguai |
|
REDES E MOBILIDADES: CONEXÕES E FLUXOS |
Luise Weiss |
|
TÃO PERTO, TÃO LONGE: TRAJETÓRIAS |
Lurdi Blauth |
Elaine Tedesco e Heloisa Marques |
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE CONTATO: DA GRAVURA AOS
REGISTROS DE PROCESSOS NUMÉRICOS |
Manoela dos Anjos Afonso |
Aishá Kanda, Alice Fátima Martins, e Tatianny Coimbra |
PORTAL B: ENTRE-LUGARES, (DES)ENCONTROS POSSÍVEIS |
Marcel Alexandre Limp Esperante |
|
TEMPO, ESPAÇO: ARTE E UTOPIA |
Maria Celeste de Almeida Wanner |
Elisabete Regina Conceição Sousa , Pablo Lemos Lucena e Péricles Mendes da Silva |
PAISAGENS EM FUGA |
Maria Clara Martins Rocha |
|
A FORÇA POÉTICA NOS RELATOS DE PERFORMANCES |
Maria da Conceição Andrade Souza |
|
TERRA: QUESTIONAMENTOS SUBJETIVOS DE UM PROCESSO CRIATIVO DE IMAGENS |
Maria Luiza Fatorelli |
|
ARTE CONTEMPORÂNEA: ESCALA, MEDIDA E LUGAR |
Maria Luiza Saboia Saddi |
|
OS DESENHOS NO CÉU: SONHO E POESIA |
Maria Virgínia Gordilho Martins |
|
“OUTROS PAPÉIS” E “ENTRE FOLHAS”:
O PROCESSO CONSTRUTIVO DE DOIS PROJETOS COLETIVOS |
Mariana Katona Leal |
|
GESTUALIDADE E PRODUÇÃO DE SENTIDO |
Mariana Maia da Silva |
|
ENSAIAS: PERFORMANCE, ESCRITA, COSTURA |
Marianna Elisabeth Stumpp |
Reinilda de Fátima B. Minuzzi |
PELE URBANA: FRONTEIRAS POSSÍVEIS |
Marilice Villeroy Corona |
|
ATRAVÉS DO ESPELHO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MECANISMOS DA REPRESENTAÇÂO PICTÓRICA |
Marina Bortoluz Polidoro |
|
MUROS E MAPAS: A CIDADE ENTRE LINHAS E SUPERFÍCIES |
Maristela Salvatori |
|
NOTAS SOBRE O CLUBE DE GRAVURA DE PORTO ALEGRE |
Maristela Santos Almeida Ribeiro |
|
PARA FALAR DE AMOR – UM SITE SPECIFIC |
Marluce Vasconcelos de Carvalho |
|
PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ARTISTA PERNAMBUCANO CARLOS MÉLO |
Marta Luiza Strambi |
|
ENTRE CÉREBROS |
Milton Terumitsu Sogabe |
|
INSTALAÇÕES INTERATIVAS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAL:
ANÁLISE E PRODUÇÃO |
Nardo Germano |
|
POÉTICA DA AUTORAÇÃO E POÉTICAS EM COLETIVIDADE:
AGENCIAMENTO AUTORAL COLETIVO NA ARTE INTERATIVA. |
Nelyse Apparecida Melro Saldezas |
Guimar Josefina Biondo e Eliane Patrícia Grandini Serrano |
ON N’Y VOIT RIEN (NÃO SE VÊ NADA) |
Nina Galanternick |
|
DOCUMENTÁRIO SOBRE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA SINGULAR |
Odailso Berté |
Wolney Fernandes de Oliveira |
CRUZAR SENTIDOS PARA [RE]VELAR [COM]POSIÇÕES |
Oriana Duarte |
|
PLUS ULTRA (III): INVENÇÕES EM PROCESSO OU 05 QUESTÕES E UM
BREVE RELATO SOBRE O CORPO-BARCO |
Otávio Fabro Ota |
Agnus Valente |
GRAFFITI COMO MEIO: ESTÉTICA E UTOPIA NA PAISAGEM URBANA |
Paola Zordan |
|
DISPAROS E EXCESSO DE ARQUIVOS |
Patrícia Franca-Huchet |
|
TEMPORAIS: CITAÇÃO E COLISÃO |
Paula Braga |
|
MANUAL DE SUBJETIVIDADE NAS OBRAS DE MARCELO SILVEIRA E LUIZ HERMANO |
Paulo Cesar Ribeiro Gomes |
|
SOBRE NARRAÇÃO E COMENTÁRIO: DEFINIÇÕES E USOS |
Paulo Eduardo Santos de Faria |
|
MEMÓRIAS DE CHUVA |
Regina de Paula |
|
NARRATIVA: IMAGEM NÃO-HABITÁVEL E O ROMANCE |
Renato Torres |
|
ENTRE O GRAVADO E O NÃO GRAVADO |
Ricardo Maurício Gonzaga |
|
PIGMALIÃO DE SI MESMA: DA CARNE À IMAGEM A (RE)CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE EM ORLAN |
Ricardo Roclaw Basbaum |
|
DESLOCAMENTO-ENTRE-AUTONOMIAS-SOM |
Rochele Boscaini Zandavalli |
|
REVER: RETRATOS RESSIGNIFICADOS
A FOTOGRAFIA DE RETRATO COMO FONTE DE NARRATIVA FICCIONAL |
Rosa Maria Blanca Cedillho |
|
PERCURSOS, RETRATOS, MODELOS E DESAFIOS TRANS-DISCIPLINARES A PARTIR DO QUEER |
Rosane dos Santos Cantanhêde Kaplan |
|
ARTE DE RUA: SUPERFÍCIES E CIRCUITOS |
Rosângela Aparecida da Conceição |
|
“MOBILE ART” – MAPEAMENTO, ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DE PROPOSTAS POÉTICAS NO USO DE TELEFONES CELULARES: UMA PROPOSTA |
Rosangela da Silva Leote |
|
MANUAL DA PAIXÃO – UMA RECEITA PARA REALIZAÇÃO DE PERFORMANCE EM REDE |
Rosilda Maria Sá Gonçalves de Medeiros |
|
A CERÂMICA E A REDE COLABORATIVA NAS OBRAS INVENTÁRIO E IMAGENS AMADAS |
Rossini de Araújo Castro |
Norberto Stori e Petra Sanchez |
SOCIOLOGIA DO TRABALHO NA OBRA DE HÉLIO MELO |
Sainy Coelho Borges Veloso |
|
MUNDIM, MUNDÃO: AQUI VOU EU, DE PEDRINHO A PEDRÃO |
Sarah Hallelojah Vicentini de Sampaio |
|
MATÉRIA EFÊMERA – UM CORPO REINVENTADO EM TERRA |
Silvia Regina Mayer Teske |
|
CORPO-CIDADE
CARTOGRAFIAS SOB TENSÃO |
Sílvia Santos Pinheiro Cruz |
Heliana Ometto Nardin |
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS - O CONTEXTO URBANO COMO CIRCUITO EXPERIMENTAL |
Suzana Maranhão de Azevedo Mello |
|
APURANDO A PESQUISA SOBRE MEMÓRIA: CONCEITOS E
OBSTRUÇÕES |
Suzete Venturelli |
|
PROJETOS DO MÍDIALAB: SUBVERTER, DELEITAR E INSTRUIR |
Sylvia Furegatti |
|
ESTRATÉGIAS EM GRUPO E NOVOS CORREDORES CULTURAIS PARA A
ARTE CONTEMPORÂNEA. APONTAMENTOS DO GRUPO PPARALELO |
Tania Alice Caplain Feix |
|
MODALIDADES DE ESTETICA RELACIONAL NAS RUAS:O COLETIVO DE PERFORMANCE HEROIS DO COTIDIANO |
Tatiana Rodrigues Xerez |
|
LOMOGRAFIA: FOTOGRAFIA PÓS-DIGITAL |
Teresinha Barachini |
|
DISCURSOS CONSTRUÍDOS PELA CARTOGRAFIA HOLANDESA |
Valzeli Sampaio |
|
SITUAÇÃO: ÁGUA |
Vivian Herzog |
|
SUBJETIVIDADE E EXPERIÊNCIA: FORMAÇÕES DE RESERVATÓRIOS DE
DESENHOS
|
Vanessa Tavares da Silva |
Marcos Rodrigues Aulicino |
CORPO EM PROCESSO |
Zalinda Elisa Carneiro Cartaxo |
|
EM PRETO E BRANCO: A PINTURA DESENHADA |