Autor |
Co-autor |
Artigo |
Adriana Magro |
|
INTER RELAÇÕES ENTRE O ESPAÇO ESCOLAR E A ARTE |
Adriano Bueno |
Ronaldo de Oliveira |
RETRATO E AUTORRETRATO: ENTRE O SER ARTISTA E O SER PROFESSOR |
Alice Fátima Martins |
Aline Nunes da Rosa |
CARTOGRAFAR VISUALIDADES E BRICOLAMENTOS AFETIVOS:
POSSIBILIDADES PARA PENSAR A DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS |
Alice Fátima Martins |
Noeli Batista dos Santos |
CONVERSAS SOBRE IMAGENS TÉCNICAS, JOGADORES LIBERTÁRIOS E O DIREITO DE BRINCAR |
Alice Fátima Martins |
Aishá Kanda,Manoela dos Santos Afonso e Tatianny Coimbra |
PORTAL L: ENTRE-LUGARES, (DES)ENCONTROS POSSÍVEIS |
Alice Registro Fonseca |
|
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O OBJETO CULTURAL COMO FONTE PRIMÁRIA PARA O CONHECIMENTO CRÍTICO |
Ana Beatriz Barroso |
|
METAMORFOSE NA DIMENSÃO COMUNICATIVA DA ARTE |
Ana Christina Hebe Lima Oseki |
|
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM VÁCUOS LOCACIONAIS: A ARTE PÚBLICA COMO RECURSO EDUCATIVO |
Ana Luiza Ruschel Nunes |
Sandra Borsoi |
LUGARES E LUGARES VIRTUAIS: A ARTE DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE |
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa |
|
ARTE/EDUCAÇÃO: O INTERNACIONALISMO DOS ANOS TRINTA |
Analice Dutra Pillar |
|
APONTAMENTOS PARA LEITURA DE DESENHOS ANIMADOS E VIDEOARTES |
Andreia Weiss |
Gerda Margit Schütz Foerste |
FOTOGRAFIA: MEDIAÇÃO DA TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DO CAMPO |
Angélica D'Avila Tasquetto |
|
MEMÓRIAS E NARRATIVAS VISUAIS: O DIÁRIO DE PROFESSOR PARA
PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE |
Cayo Honorato |
|
ARTE PARA O PÚBLICO: COMÉDIA OU TRAGÉDIA DA MEDIAÇÃO |
Christus Menezes da Nóbrega |
Tiago Barros Pontes e Silva, Vera Pugliese, Lisa Minari e Talita Ferreira |
GAMEDUCA: CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE |
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta |
|
A LEITURA DA IMAGEM NO ENSINO DA ARTE E A PERSISTÊNCIA DA RELEITURA |
Cristian Poletti Mossi |
Marilda Oliveira de Oliveira |
O ESPAÇO EM BRANCO COMO LUGAR FORMATIVO OU ENTRE-LUGARES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: SOBREJUSTAPOSIÇÕES, DESVIOS E TERRITORIALIDADES |
Daysa Darcin Alsouza |
Roberta Puccetti |
POÉTICA VISUAL DO FEMININO NA EDUCAÇÃO: A IDENTIDADE FEMININA ADOLESCENTE |
Dianni Pereira de Oliveira |
|
OS DESENHOS ANIMADOS DA NOSSA INFÂNCIA: RELAÇÕES DE MEMÓRIA E
EXPERIÊNCIA |
Dulce Regina Baggio Osinski |
|
O ARTISTA CRÍTICO: GUIDO VIARO E DOIS RETRATOS DE BAKUN |
Edna de Jesus Goya |
|
GRAVURA COMERCIAL OU APLICADA EM GOIÁS: DOCUMENTAL,
PUBLICITÁRIA E DE ILUSTRAÇÃO |
Erinaldo Alves do Nascimento |
Adriana Carla de Aquino, Ana Claudia Lopes Assunção e Teresinha Maria de Castro Vilela |
NARRATIVAS DE VIVÊNCIAS EM ARTE E CULTURA DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BÁSICA DA UFPB |
Fabíola Cirimbelli Costa |
Maria Cristina Diederichsen e Sheila Maddalozzo |
TRILHAS DO OLHAR: LUGARES DE APRENDER ARTE |
Fernando Antônio Gonçalvez de Azevedo |
Clarissa Martins de Araújo |
MENINOS DOS SINAIS E A ARTE DE INVENTAR O COTIDIANO:
PERSONAGENS HOSTIS OU HOSTILIZADOS NA GRANDE CENA DA(S)
CIDADE(S) |
Fernando Augusto dos Santos Neto |
|
MODELO VIVO: A NOVA VELHA HISTÓRIA II |
Gabriela Bon |
|
MEDIAÇÃO PROFISSIONAL
EM INSTITUIÇÕES MUSEAIS DE PORTO ALEGRE:
APONTAMENTOS PRELIMINARES |
Gilvânia Maurício Dias de Pontes |
|
OS ESTRANHOS NA CASA DE LOS BABYS |
Glauco B. Ferreira |
|
DOBRA(NDO) COM(O) SUBJETIVAÇÃO: INVENÇÃO DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PROPOSITORES DE ARTE |
Greice Cohn |
|
ARTE CONTEMPORÂNEA E ENSINO DA ARTE: APROXIMAÇÃO, INTERAÇÃO E REVERBERAÇÕES |
Hamilton Freire Coelho |
Lívia Marques de Carvalho |
DEPOIS DA MANZUÁ¹: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ARTE
COMUNITÁRIA |
Helene Paraskevi Anastasiou |
Neli Klix Freitas |
INTERAÇÕES ENTRE LINGUAGENS VISUAIS E PROCESSOS DE
SUBJETIVAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Henrique Lima Assis |
|
O QUE AS COLEÇÕES DE IMAGENS DOS PROFSSORES DE ARTES VISUAIS DE GOIÂNIA DIZEM DELES? |
Idália Beatriz Lins de Souza |
Erinaldo Alves do Nascimento, Roberto de Andrade Câmara |
“FAÇA ARTE, CRIANÇAS!”
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BÁSICA DA
UFPB |
Irene Tourinho |
|
QUESTÕES INSISTENTES, DEMANDAS TEMÁTICAS E PISTAS REFLEXIVAS |
Isabela Frade |
Alessandra Caetano |
AS MÁQUINAS DE VISÃO E A EDUCAÇÃO DO OLHAR –
TRANSBORDAMENTOS E INCONTINÊNCIAS VERSUS ENQUADRAMENTOS E
VELADURAS |
Isabela Frade |
Ana Maria Alvarenga e Joice Henck |
APROXIMAÇÃO A DISTÂNCIA: O PARADOXO COMUNAL DAS REDES NO
CAMPO DA ARTE |
Isabela Frade |
Clarice Rangel, Elane Carneiro, Letícia Saraiva |
AINDA MAIS ESTES
- ASPECTOS PROCESSUAIS NA OBRA DE ANA MARIA MAIOLINO |
Janine Alessandra Perini |
Larissa Antonia Bellé |
BONECAS ABAYOMI E DUCHAMP: REFLEXÕES MULTICULTURAIS A PARTIR DE UM CURRÍCULO INCLUSIVO |
Júlia Rocha Pinto |
|
DA MEDIAÇÃO CULTURAL AOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO O LUGAR DA EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE |
Juzelia de Moraes Silveira |
|
PRODUÇÃO DISCURSIVA DE GÊNERO, CADERNOS DE RECEITAS CULINÁRIAS E PRÁTICA DOCENTE |
Katyúscia Sosnowski |
|
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ESPAÇOS MULTICULTURAIS |
Larissa Fabrício Zanin |
|
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: REGIMES DE INTERAÇÃO NOS VÍDEOS
DO ENSINO À DISTÂNCIA |
Leda Maria de Barros Guimarães |
Alexandre Guimarães |
CARTOGRAFANDO REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO ESPAÇO WWW |
Liane Carvalho Oleques |
|
APREENSÃO DE SENTIDO E SIGNIFICADO NA PRODUÇÃO GRÁFICA DE UMA
CRIANÇA SURDA |
Lúcia Gouvêa Pimentel |
|
NOVAS TERRITORIALIDADES E IDENTIDADES CULTURAIS: O ENSINO DE ARTE E AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS |
Luciana Gruppelli Loponte |
|
ARTE CONTEMPORÂNEA, INQUIETUDES E FORMAÇÃO ESTÉTICA PARA A
DOCÊNCIA |
Luciana Mourão Arslan |
|
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA CIDADE:
UMA LEITURA A PARTIR DA ESTÉTICA PRAGMÁTICA |
Luciana Padilha Cardoso |
|
O JOGO E A ARTE COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM UM SISTEMA DE
ATIVIDADE |
Luiza Helena da Silva Christov |
|
PSICOLOGIA E ENSINO DE ARTES |
Marcelo Forte |
|
REPERTÓRIO VISUAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS |
Maria Angélica Vago Soares |
|
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SERRA:
DIÁLOGOS COM O ENSINO DA ARTE NA INFÂNCIA |
Maria Christina de Souza Lima Rizzi |
Margarete Barbosa Nicolosi Soares |
CRIANÇAS E DESENHOS: LEITURA DAS IMAGENS EM DIÁLOGO COM KANDINSKY |
Maria Cristina Alves dos Santos Pessi |
Natalia Ilza Vicente |
POÉTICA DE PROFESSOR: PRODUÇÕES ESTÉTICO/ARTÍSTICAS
COMO FUNDAMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE |
Maria Cristina Biazus |
André Marques da Silveira |
A REALIDADE AUMENTADA EM MUSEOLOGIA |
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva |
Janine Alessandra Perini |
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS SOBRE ARTE AFRO-BRASILEIRA: UMA
CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE |
Maria Lúcia Batezat Duarte |
|
DESENHO INFANTIL E VISUALIDADE - UMA CONCEPÇÃO DE ESQUEMA GRÁFICO E ESQUEMA GRÁFICO TÁTIL-VISUAL |
Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes |
|
HORIZONTES POSSÍVEIS EM DERIVAS CARIOCAS |
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa |
|
PERCURSOS INTERTEXTUAIS NA OBRA DE HERMAN BRAUN-VEGA |
Maria Regina Montenegro Leite |
Norberto Stori |
A JANELA DE UMA SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO POSSIBILITADOR
DE EXPERIÊNCIA VISIVA E DA NOÇÃO DE LUGAR DURANTE A DOCÊNCIA DE
ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
Marice Kincheski Fassina |
|
DESENHAÇÃO – UM ESTUDO
O DESENHO INFANTIL COMO FONTE DE MÚLTIPLAS
POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Mari Ines Piekas |
|
O DESENHO INFANTIL E OS OBJETOS DO MUNDO: CONSTRUINDO UM
MÉTODO DE ENSINO NO ÂMBITO DA INVISUALIDADE |
Marilda Oliveira de Oliveira |
|
A PERSPECTIVA DA CULTURA VISUAL, O ENDEREÇAMENTO E OS DIÁRIOS
DE AULA COMO ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL EM
ARTES VISUAIS |
Marília Forgearini Nunes |
|
LIVRO DE IMAGEM: A LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE
LEITURA DA IMAGEM |
Moema Martins Rebouças |
Letícia Nassar Matos Mesquita |
APRESENTAÇÕES DE SI: A DISCURSIVIZAÇÃO EM UM FÓRUM |
Myriam Fernandes Pestana Oliveira |
Soraya Pereira Mitsy Hamasaki |
O QUE SE SABE DO DOCENTE EM ARTE NO ESPÍRITO SANTO? |
Paula Carpinetti Aversa |
|
BRICOLAGEM – PROCEDIMENTO ARTÍSTICO E METODOLÓGICO |
Paula Hilst Selli |
|
O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O ACESSO AOS MUSEUS |
Priscyla Raquel da Silva |
|
DETALHES ENVOLVIDOS NA INCLUSÃO |
Raimundo Martins |
Pablo Petit Passos Sérvio |
EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E DIFERENÇA CULTURAL:
INTERPRETAÇÕES DO VT PUBLICITÁRIO BIRDMAN (COCA-COLA) |
Regina Lara Silveira Mello |
|
MIQUEL BARCELÒ E A CRIAÇÃO DO PAINÉL CERÂMICO “MAR DE TIERRA” |
Rejane Galvão Coutinho |
|
QUESTÕES SOBRE MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
Rita Luciana Berti Bredariolli |
|
IMAGENS NO TEMPO:
RE – (A)PRESENTAÇÕES DE UMA “EXPERIÊNCIA DE JULHO”
EM HISTÓRIAS E MEMÓRIAS |
Rogerio Justino Flori |
Irene Tourinho |
OUTROS TEMPEROS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM EM MODA |
Ronaldo Alexandre de Oliveira |
|
IMAGENS DA ARTE, EDUCAÇÃO E DA VIDA: A CONSTRUÇÃO DE UM
PERCURSO |
Rosana Andréa Costa de Castro |
|
DO NOT DISTURB: EM BUSCA DE UM ESPAÇO PARA ADOLESCER |
Ruth Rejane Perleberg Lerm |
|
ANÁLISE SEMIÓTICA: O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM DIÁRIO DE BORDO DE JOSÉ BESSA |
Sandra Regina Ramalho e Oliveira |
|
NOVOS DESENVOLVIMENOS DA SEMIÓTICA:
ASPECTOS DO PENSAMENTO DE ERIC LANDOWSKI |
Sandrine Allain |
|
RUMO A UMA ESTÉTICA FOTOGRÁFICA DA PERDA E DO SIMULACRO |
Sebastião Gomes Pedrosa |
|
SUBJETIVIDADES E UTOPIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA
GRAVURA NA UFPE |
Shirley Moreira Tanure |
Lívia Marques Carvalho |
ENSINO DE ARTE PARA ALÉM DA ESCOLA: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA CASA PEQUENO DAVI |
Sonia Tramujas Vasconcellos |
|
O ESPAÇO DA PESQUISA NA DOCÊNCIA EM ARTE |
Soraya Mitsy Pereira Hamasaki |
|
O LUGAR DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA NA EaD: O AVA
COMO FACILITADOR DESTA MODALIDADE |
Sumaya Mattar |
|
A DEFLAGRAÇÃO DE PROJETOS CRIADORES NA ARTE E NA EDUCAÇÃO
UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA, INVENTIVA, EXPERIMENTAL E
INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NO ÂMBITO DA
GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO |
Tamiris Vaz |
Marilda Oliveira de Oliveira |
PROFESSOR/ARTISTA: EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA REABITAR OS
LUGARES DE EDUCADOR |
Teresinha Maria de Castro Vilela |
Livia Marques Carvalho |
EDUCATIVOS DOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS UMA UTOPIA |
Thérèse Hofmann Gatti |
|
A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO: RESÍDUOS, MATERIAIS, PAPÉIS, HISTÓRIAS
E VIDAS |
Valdemar Schultz |
|
LEITURAS E RELEITURAS EM AULAS DE ARTES VISUAIS PRÁTICAS ESCOLARES E PROCESSOS DE CRIAÇÃO |
Vera Lúcia de Oliveira Simões |
|
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO FÓRUM GERAL DA DISCIPLINA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA ARTE I |