CEAV Anais 2011

Artigos CEAV

Comitê Educação em Artes Visuais

Autor

Co-autor

Artigo

Adriana Magro

 

INTER RELAÇÕES ENTRE O ESPAÇO ESCOLAR E A ARTE

Adriano Bueno

Ronaldo de Oliveira

RETRATO E AUTORRETRATO: ENTRE O SER ARTISTA E O SER PROFESSOR

Alice Fátima Martins

Aline Nunes da Rosa

CARTOGRAFAR VISUALIDADES E BRICOLAMENTOS AFETIVOS:
POSSIBILIDADES PARA PENSAR A DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS

Alice Fátima Martins

Noeli Batista dos Santos

CONVERSAS SOBRE IMAGENS TÉCNICAS, JOGADORES LIBERTÁRIOS E O DIREITO DE BRINCAR

Alice Fátima Martins

Aishá Kanda,Manoela dos Santos Afonso e Tatianny Coimbra

PORTAL L: ENTRE-LUGARES, (DES)ENCONTROS POSSÍVEIS

Alice Registro Fonseca

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O OBJETO CULTURAL COMO FONTE PRIMÁRIA PARA O CONHECIMENTO CRÍTICO

Ana Beatriz Barroso

 

METAMORFOSE NA DIMENSÃO COMUNICATIVA DA ARTE

Ana Christina Hebe Lima Oseki

 

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM VÁCUOS LOCACIONAIS: A ARTE PÚBLICA COMO RECURSO EDUCATIVO

Ana Luiza Ruschel Nunes

Sandra Borsoi

LUGARES E LUGARES VIRTUAIS: A ARTE DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

 

ARTE/EDUCAÇÃO: O INTERNACIONALISMO DOS ANOS TRINTA

Analice Dutra Pillar

 

APONTAMENTOS PARA LEITURA DE DESENHOS ANIMADOS E VIDEOARTES

Andreia Weiss

Gerda Margit Schütz Foerste

FOTOGRAFIA: MEDIAÇÃO DA TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DO CAMPO

Angélica D'Avila Tasquetto

 

MEMÓRIAS E NARRATIVAS VISUAIS: O DIÁRIO DE PROFESSOR PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE

Cayo Honorato

 

ARTE PARA O PÚBLICO: COMÉDIA OU TRAGÉDIA DA MEDIAÇÃO

Christus Menezes da Nóbrega

Tiago Barros Pontes e Silva, Vera Pugliese, Lisa Minari e Talita Ferreira

GAMEDUCA: CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta

 

A LEITURA DA IMAGEM NO ENSINO DA ARTE E A PERSISTÊNCIA DA RELEITURA

Cristian Poletti Mossi 

Marilda Oliveira de Oliveira

O ESPAÇO EM BRANCO COMO LUGAR FORMATIVO OU ENTRE-LUGARES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: SOBREJUSTAPOSIÇÕES, DESVIOS E TERRITORIALIDADES

Daysa Darcin Alsouza

Roberta Puccetti

POÉTICA VISUAL DO FEMININO NA EDUCAÇÃO: A IDENTIDADE FEMININA ADOLESCENTE

Dianni Pereira de Oliveira

 

OS DESENHOS ANIMADOS DA NOSSA INFÂNCIA: RELAÇÕES DE MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA

Dulce Regina Baggio Osinski

 

O ARTISTA CRÍTICO: GUIDO VIARO E DOIS RETRATOS DE BAKUN

Edna de Jesus Goya

 

GRAVURA COMERCIAL OU APLICADA EM GOIÁS: DOCUMENTAL, PUBLICITÁRIA E DE ILUSTRAÇÃO

Erinaldo Alves do Nascimento

Adriana Carla de Aquino, Ana Claudia Lopes Assunção e Teresinha Maria de Castro Vilela

NARRATIVAS DE VIVÊNCIAS EM ARTE E CULTURA DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BÁSICA DA UFPB

Fabíola Cirimbelli Costa

Maria Cristina Diederichsen e Sheila Maddalozzo

TRILHAS DO OLHAR: LUGARES DE APRENDER ARTE

Fernando Antônio Gonçalvez de Azevedo

Clarissa Martins de Araújo

MENINOS DOS SINAIS E A ARTE DE INVENTAR O COTIDIANO:
PERSONAGENS HOSTIS OU HOSTILIZADOS NA GRANDE CENA DA(S) CIDADE(S)

Fernando Augusto dos Santos Neto

 

MODELO VIVO: A NOVA VELHA HISTÓRIA II

Gabriela Bon

 

MEDIAÇÃO PROFISSIONAL
EM INSTITUIÇÕES MUSEAIS DE PORTO ALEGRE:
APONTAMENTOS PRELIMINARES

Gilvânia Maurício Dias de Pontes

 

OS ESTRANHOS NA CASA DE LOS BABYS

Glauco B. Ferreira

 

DOBRA(NDO) COM(O) SUBJETIVAÇÃO: INVENÇÃO DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PROPOSITORES DE ARTE

Greice Cohn

 

ARTE CONTEMPORÂNEA E ENSINO DA ARTE: APROXIMAÇÃO, INTERAÇÃO E REVERBERAÇÕES

Hamilton Freire Coelho

Lívia Marques de Carvalho

DEPOIS DA MANZUÁ¹: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ARTE
COMUNITÁRIA

Helene Paraskevi Anastasiou

Neli Klix Freitas

INTERAÇÕES ENTRE LINGUAGENS VISUAIS E PROCESSOS DE
SUBJETIVAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Henrique Lima Assis

 

O QUE AS COLEÇÕES DE IMAGENS DOS PROFSSORES DE ARTES VISUAIS DE GOIÂNIA DIZEM DELES?

Idália Beatriz Lins de Souza

Erinaldo Alves do Nascimento, Roberto de Andrade Câmara

“FAÇA ARTE, CRIANÇAS!”
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BÁSICA DA UFPB

Irene Tourinho

 

QUESTÕES INSISTENTES, DEMANDAS TEMÁTICAS E PISTAS REFLEXIVAS

Isabela Frade

Alessandra Caetano

AS MÁQUINAS DE VISÃO E A EDUCAÇÃO DO OLHAR –
TRANSBORDAMENTOS E INCONTINÊNCIAS VERSUS ENQUADRAMENTOS E VELADURAS

Isabela Frade

Ana Maria Alvarenga e Joice Henck

APROXIMAÇÃO A DISTÂNCIA: O PARADOXO COMUNAL DAS REDES NO CAMPO DA ARTE

Isabela Frade

Clarice Rangel, Elane Carneiro, Letícia Saraiva

AINDA MAIS ESTES
- ASPECTOS PROCESSUAIS NA OBRA DE ANA MARIA MAIOLINO

Janine Alessandra Perini

Larissa Antonia Bellé

BONECAS ABAYOMI E DUCHAMP: REFLEXÕES MULTICULTURAIS A PARTIR DE UM CURRÍCULO INCLUSIVO

Júlia Rocha Pinto

 

DA MEDIAÇÃO CULTURAL AOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO
O LUGAR DA EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE

Juzelia de Moraes Silveira

 

PRODUÇÃO DISCURSIVA DE GÊNERO, CADERNOS DE RECEITAS CULINÁRIAS E PRÁTICA DOCENTE

Katyúscia Sosnowski

 

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ESPAÇOS MULTICULTURAIS

Larissa Fabrício Zanin

 

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: REGIMES DE INTERAÇÃO NOS VÍDEOS DO ENSINO À DISTÂNCIA

Leda Maria de Barros Guimarães

Alexandre Guimarães

CARTOGRAFANDO REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO ESPAÇO WWW

Liane Carvalho Oleques

 

APREENSÃO DE SENTIDO E SIGNIFICADO NA PRODUÇÃO GRÁFICA DE UMA CRIANÇA SURDA

Lúcia Gouvêa Pimentel

 

NOVAS TERRITORIALIDADES E IDENTIDADES CULTURAIS: O ENSINO DE ARTE E AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

Luciana Gruppelli Loponte

 

ARTE CONTEMPORÂNEA, INQUIETUDES E FORMAÇÃO ESTÉTICA PARA A DOCÊNCIA

Luciana Mourão Arslan

 

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA CIDADE:
UMA LEITURA A PARTIR DA ESTÉTICA PRAGMÁTICA

Luciana Padilha Cardoso

 

O JOGO E A ARTE COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM UM SISTEMA DE ATIVIDADE

Luiza Helena da Silva Christov

 

PSICOLOGIA E ENSINO DE ARTES

Marcelo Forte

 

REPERTÓRIO VISUAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS

Maria Angélica Vago Soares

 

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SERRA: DIÁLOGOS COM O ENSINO DA ARTE NA INFÂNCIA

Maria Christina de Souza Lima Rizzi

Margarete Barbosa Nicolosi Soares

CRIANÇAS E DESENHOS: LEITURA DAS IMAGENS EM DIÁLOGO COM KANDINSKY

Maria Cristina Alves dos Santos Pessi

Natalia Ilza Vicente

POÉTICA DE PROFESSOR: PRODUÇÕES ESTÉTICO/ARTÍSTICAS
COMO FUNDAMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE

Maria Cristina Biazus

André Marques da Silveira

A REALIDADE AUMENTADA EM MUSEOLOGIA

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Janine Alessandra Perini

A PRODUÇÃO DE MATERIAIS SOBRE ARTE AFRO-BRASILEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE

Maria Lúcia Batezat Duarte

 

DESENHO INFANTIL E VISUALIDADE - UMA CONCEPÇÃO DE ESQUEMA GRÁFICO E ESQUEMA GRÁFICO TÁTIL-VISUAL

Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes

 

HORIZONTES POSSÍVEIS EM DERIVAS CARIOCAS

Maria Luiza Calim de Carvalho Costa

 

PERCURSOS INTERTEXTUAIS NA OBRA DE HERMAN BRAUN-VEGA

Maria Regina Montenegro Leite

Norberto Stori

A JANELA DE UMA SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO POSSIBILITADOR DE EXPERIÊNCIA VISIVA E DA NOÇÃO DE LUGAR DURANTE A DOCÊNCIA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Marice Kincheski Fassina

 

DESENHAÇÃO – UM ESTUDO
O DESENHO INFANTIL COMO FONTE DE MÚLTIPLAS
POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Mari Ines Piekas

 

O DESENHO INFANTIL E OS OBJETOS DO MUNDO: CONSTRUINDO UM MÉTODO DE ENSINO NO ÂMBITO DA INVISUALIDADE

Marilda Oliveira de Oliveira

 

A PERSPECTIVA DA CULTURA VISUAL, O ENDEREÇAMENTO E OS DIÁRIOS DE AULA COMO ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL EM ARTES VISUAIS

Marília Forgearini Nunes

 

LIVRO DE IMAGEM: A LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LEITURA DA IMAGEM

Moema Martins Rebouças

Letícia Nassar Matos Mesquita

APRESENTAÇÕES DE SI: A DISCURSIVIZAÇÃO EM UM FÓRUM

Myriam Fernandes Pestana Oliveira

Soraya Pereira Mitsy Hamasaki

O QUE SE SABE DO DOCENTE EM ARTE NO ESPÍRITO SANTO?

Paula Carpinetti Aversa

 

BRICOLAGEM – PROCEDIMENTO ARTÍSTICO E METODOLÓGICO

Paula Hilst Selli

 

O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O ACESSO AOS MUSEUS

Priscyla Raquel da Silva

 

DETALHES ENVOLVIDOS NA INCLUSÃO

Raimundo Martins

Pablo Petit Passos Sérvio

EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E DIFERENÇA CULTURAL:
INTERPRETAÇÕES DO VT PUBLICITÁRIO BIRDMAN (COCA-COLA)

Regina Lara Silveira Mello

 

MIQUEL BARCELÒ E A CRIAÇÃO DO PAINÉL CERÂMICO “MAR DE TIERRA”

Rejane Galvão Coutinho

 

QUESTÕES SOBRE MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Rita Luciana Berti Bredariolli

 

IMAGENS NO TEMPO:
RE – (A)PRESENTAÇÕES DE UMA “EXPERIÊNCIA DE JULHO”
EM HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

Rogerio Justino Flori

Irene Tourinho

OUTROS TEMPEROS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM EM MODA

Ronaldo Alexandre de Oliveira

 

IMAGENS DA ARTE, EDUCAÇÃO E DA VIDA: A CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO

Rosana Andréa Costa de Castro

 

DO NOT DISTURB: EM BUSCA DE UM ESPAÇO PARA ADOLESCER

Ruth Rejane Perleberg Lerm

 

ANÁLISE SEMIÓTICA: O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM DIÁRIO DE BORDO DE JOSÉ BESSA

Sandra Regina Ramalho e Oliveira

 

NOVOS DESENVOLVIMENOS DA SEMIÓTICA:
ASPECTOS DO PENSAMENTO DE ERIC LANDOWSKI

Sandrine Allain

 

RUMO A UMA ESTÉTICA FOTOGRÁFICA DA PERDA E DO SIMULACRO

Sebastião Gomes Pedrosa

 

SUBJETIVIDADES E UTOPIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA
GRAVURA NA UFPE

Shirley Moreira Tanure

Lívia Marques Carvalho

ENSINO DE ARTE PARA ALÉM DA ESCOLA: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA CASA PEQUENO DAVI

Sonia Tramujas Vasconcellos

 

O ESPAÇO DA PESQUISA NA DOCÊNCIA EM ARTE

Soraya Mitsy Pereira Hamasaki

 

O LUGAR DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA NA EaD: O AVA COMO FACILITADOR DESTA MODALIDADE

Sumaya Mattar

 

A DEFLAGRAÇÃO DE PROJETOS CRIADORES NA ARTE E NA EDUCAÇÃO UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA, INVENTIVA, EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO

Tamiris Vaz

Marilda Oliveira de Oliveira

PROFESSOR/ARTISTA: EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA REABITAR OS LUGARES DE EDUCADOR

Teresinha Maria de Castro Vilela

Livia Marques Carvalho

EDUCATIVOS DOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS UMA UTOPIA

Thérèse Hofmann Gatti

 

A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO: RESÍDUOS, MATERIAIS, PAPÉIS, HISTÓRIAS E VIDAS

Valdemar Schultz

 

LEITURAS E RELEITURAS EM AULAS DE ARTES VISUAIS
PRÁTICAS ESCOLARES E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Vera Lúcia de Oliveira Simões

 

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO FÓRUM GERAL DA DISCIPLINA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA ARTE I