CHTCA Anais 2011

Artigos CHTCA

Comitê História, Teoria e Crítica da Arte

Autor

Co-autor

Artigo

Alexandre Emerick Neves

 

SINAIS DE PRESENÇA, MODOS DE AUSÊNCIA

Alexandre Santos

 

SOBRE FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E AUTOFICÇÕES

Alice Souza

 

CURTÍSSIMO (E AINDA MUTILADO) ATLAS ANATÔMICO DOS BRAÇOS, PERNAS E CABEÇA DO CAMPO ARTÍSTICO DE BAIRRO

Aline de Oliveira Fernandes

Tatiana Agra Gonçalves

NICOLAS POUSSIN: DISCURSOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE SÃO JOSÉ

Almerinda da Silva Lopes

 

AS PROPOSTAS AMBIENTAIS DE WESLEY DUKE LEE: LUGARES UTÓPICOS

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

 

PAULO BRUSCKY E A LIBERDADE DE OLHAR

Ana Mannarino

 

NOMES, LINHAS, MARES: ARTE, PERCEPÇÃO E NATUREZA
NOS DESENHOS DE ROSANA RICALDE

Ana Maria Tavares Cavalcanti

 

PINTURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX E O HISTORIADOR DA ARTE NO LABIRINTO DE INDÍCIOS

Ana Paula Gomes Witeck

Altamir Moreira

O ANACRONISMO E A RELAÇÃO DA OBRA HITLER (1933) DE ERWIN BLUMENFELD COM AS PINTURAS VANITAS

Andréa Bertoletti

 

ARTE E TECNOLOGIA DIGITAL: CONTRAPONTOS HISTÓRICOS

Andrea Piazzaroli Longobardi

 

CHINOISERIES – PARA POR O MUNDO EM (UMA SÓ) ORDEM

Ângela da Silva Oliveira

 

A ARTE DO MARACATU E SUAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Angela Maria Grando Bezerra

 

METAMORFOSES DA IMAGEM OU APROXIMAÇÕES ENTRE CÍCERO DIAS E PICASSO

Anna Corina Gonçalves da Silva

 

MAM-RIO, “MUSEU É O MUNDO”: LABIRINTOS PERCORRIDOS, REVELADOS E DESVELADOS NA CONSTRUÇÃO DE “LUGARES” E POÉTICAS ARTÍSTICAS

Aparecido José Cirillo

 

COMUNICAÇÃO, MEMÓRIA E PROCESSO: OS DIÁLOGOS INTERNOS REVELADOS NOS CADERNOS DE ARTISTA

Artur Correia de Freitas

 

SISTEMAS DE OPOSIÇÃO: A OBRA DE TONY CAMARGO

Camila Monteiro Schenkel

 

ARQUIVOS REVISITADOS DE ROSÂNGELA RENNÓ: ENTRE MEMÓRIAS, FICÇÔES E CURTOS-CIRCUITOS

Carlos Henrique Romeu Cabral

 

A PINTURA RUPESTRE E SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Carlos Murilo da Silva Valadares

 

GRAVURA E ARTE ELETRÔNICA NA CONTEMPORANEIDADE

Carolina Votto Silva

 

HÉLIO OITICICA E O JOGO COMO CONDIÇÃO ESTÉTICA

Caroliny Pereira

 

ZONA DE INDISCERNIBILIDADE DE UM PONTO DE INFLEXÃO – A ATUALIZAÇÃO DE UM VIRTUAL NO OBJETO DE ARTE?

Cecilia Mori Cruz

 

MEMÓRIA, UTOPIA E FABULAÇÃO: A PENUMBRA COMO MUSEU IMAGINÁRIO

Célia Maria Antonacci Ramos

 

ERNEST MANCOBA E GERALD SEKOTO
SUBJETIVAÇÃO, UTOPIAS E FABULAÇÕES NO ENCONTRO DA EUROPA COM A ÁFRICA

Christine Pires Nelson de Mello

 

LUCAS BAMBOZZI: REDE E EXPERIÊNCIA

Cintia Maria Falkenbach Rosa Bueno

 

DE PIRANESI A BABINSKI; INFERNO ESTÉTICO: CÁRCERE PERENE

Cíntia Mariza do Amaral Moreira

 

ARTE E LEITURA NA APROPRIAÇÃO ARTÍSTICA DE LIVROS E LIVROS DE ARTISTA DE WALTÉRCIO CALDAS: UMA DISCUSSÃO

Cláudia Matos Pereira

 

GALERIA DE ARTE CELINA: LUGAR DE MEMÓRIA E REALIZAÇÃO

Cristina Antonioevna Dunaeva

Régia Gomes Rocha

OS MUNDOS SONHADOS E (IR)REAIS: ALGUNS ASPECTOS DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE PINTORES AUTODIDATAS CEARENSES

Cristina Pierre de França

 

ARTHUR OMAR E AS VIDEOINSTALAÇÕES

Daniela Pinheiro Machado Kern

 

NOVAS E VELHAS QUESTÕES DE CURADORIA NO SISTEMA CONTEMPORÂNEO DAS ARTES

Daniele Quiroga Neves

Gisela Reis Biancalana e Nara Cristina dos Santos

POSSIBILIDADES DA IMAGEM: A ARTE DA PERFORMANCE E A EXTENSÃO DO REGISTRO

Danielle Rodrigues Amaro

 

O CASO HANS SEDLMAYR: ARTE, HISTÓRIA E POLÍTICA

Débora Aita Gasparetto

Nara Cristina dos Santos

ARTE DIGITAL E CIRCUITO EXPOSITIVO: ALGUMAS PARTICULARIDADES

Dilson Rodrigues Midlej

 

ASPECTOS DA GRAVURA BAIANA CONTEMPORÂNEA

Domingos Sávio de Castro Oliveira

 

ORNATOS LANDIANOS:
ECOS BOLONHESES NO LONGÍNQUO GRÃO PARÁ SETECENTISTA

Edison da Silva Farias

 

O MACRO MICRO MUNDO DE VEIGA SANTOS

Elena O'Neill

 

O CUBISMO DE CARL EINSTEIN

Érika Yamamoto Lee

 

INTERLOCUÇÃO SOBRE O TEATRO E A TEATRALIDADE DE ROSALIND KRAUSS E A PERFORMANCE DE JUM NAKAO

Fabiana Carvalho de Oliveira

 

A OBRA DE ATHOS BULCÃO NA ARQUITETURA DA CAPITAL FEDERAL: APROPRIAÇÕES E DESLOCAMENTOS

Felipe Ferreira

 

RIO DE JANEIRO: CARNAVAL E SEXUALIDADE

Fernanda Bulegon Gassen

 

OS MODOS DE VIDA E A PINTURA DE GÊNERO HOLANDESA DO SÉCULO XVII

Fernanda Lopes Torres

 

NOTAS SOBRE A ESTRUTURA TEMPORAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE JOSEPH BEUYS E DE TUNGA EM
ESPAÇO DE GORDURA E ÃO

Francielly Rocha Dossin

 

POÉTICAS DIASPÓRICAS E SUBJETIVIDADES NO ATLÂNTICO NEGRO

Galciani Neves

 

VESTÍGIOS DE LEITURAS OU OS ARQUIVOS INSONES DE MARILÁ DARDOT

Gisele Barbosa Ribeiro

 

COMUNIDADE / ARTE / UTOPIA / IDEOLOGIA

Greice Antolini Silveira

 

DISPOSITIVOS COMO MEDIADORES PARA IMERSÃO EM PAISAGENS UTÓPICAS

Gustavo de Moura Valença Motta

 

A TEMPORALIDADE MESSIÂNICA DE TRAMA (ANTONIO DIAS, 1977)

Henrique Telles Neto

Nara Cristina Santos

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS REPOSICIONAMENTOS
AUTORAIS EM ARTE E TECNOLOGIA

Idanise Sant'ana Azevedo Hamoy

 

RETÁBULOS LANDIANOS: TRADUZINDO A TRADIÇÃO

Iris Maria Negrini Ferreira

 

ARTE E PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR NOS ANOS 1960: ESBOÇO INTERATIVO NA OBRA DE CARLOS VERGARA

Isis de Melo Molinari Antunes

 

BELÉM DO PARÁ
ARTE CONTEMPORÂNEA:
JOÃO CIRILO

João José de Maracajá Daltro

 

UM ESTRANHO PRÉDIO REDONDO EM PLENO LARGO DO PAÇO

José Afonso Medeiros Souza

 

REDES SÓCIO-VIRTUAIS: (IN) CORPORIFICAÇÕES, (DES) IDENTIDADES, ESTILHAÇOS E ESTÉTICAS DA TRANSFIGURAÇÃO

José Augusto Costa Avancini

 

A PINTURA DE PAISAGEM NO MODERNISMO BRASILEIRO: EXERCÍCIOS DE LEITURA

José Gustavo Bononi

 

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FOTOGRAFIA E DA HISTÓRIA DO ESPETÁCULO TEATRAL A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DE NA SELVA DAS CIDADES DO JOVEM BRECHT SOB DIREÇÃO DE JOSÉ CELSO (1969)

José Wenceslau Aguiar Junior

 

O CAÇADOR INVISÍVEL

Katiucya Perigo

 

A CONTRADITÓRIA ARTE DE EXPOR

Lilian Patrícia Barbon

 

A FACE PÁLIDA DA MORTE NO AUTORRETRATO DE PIERRÔ

Luciana Abitante Swarowsky

Raquel Fonseca

TELEFONE MÓVEL: REPRODUZINDO O VISÍVEL

Luciana Bosco e Silva

 

INSTALAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA

Luciano Vinhosa Simão

 

ENTRE O ARTÍSTICO E O ESTÉTICO

Ludmila Vargas Almendra

 

DAREL DESENHANTE: UMA INCURSÃO PELAS CIDADES IMAGINÁRIAS

Luiz Alberto Ribeiro Freire

 

AS MAQUINETAS DO RECOLHIMENTO DOS HUMILDES; DEFINIÇÕES, NOTÍCIAS, ICONOGRAFIA E TIPOLOGIA

Luiz Cláudio da Costa

 

A ARTE DA CARTOGRAFIA NA OBRA DE ANNA BELLA GEIGER

Luiz Sérgio de Oliveira

 

A CRISE DA PUREZA NO ENFRENTAMENTO DO REAL: HÉLIO OITICICA NAS ENCRUZILHADAS DA AÇÃO COLETIVA

Luiza Interlenghi

 

FRANZ WEISSMANN: UM AJUSTE DE CONTAS COM A MATÉRIA UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO INFORMAL (1960 – 1965)

Luizan Pinheiro da Costa

 

COITUM ALEATORIUM:
UMA SUÍTE SUADA PARA A SUÍTE SAFADA DE GIL VICENTE

Madalena de Fátima Zaccara Pekala

 

ANOTAÇÕES SOBRE A BUSCA DE IDENTIDADE NO UNIVERSO DA PÓS-MODERNIDADE: A MEMÓRIA PESSOAL NA PINTURA DE FLÁVIO TAVARES E PEDRO CANO

Manoela Freitas Vares

Nara Cristina Santos

METAMORFOSE: QUESTÕES PARA O CONTEXTO ARTÍSTICO

Marcela Regina Formico

 

FLORES E ESPINHOS – A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA APESAR DAS DIFERENÇAS
(O CASO DO MUSEU PAULISTA E A PINACOTECA DO ESTADO)

Marcelo Mari

 

ARTE E UTOPIA: A FIGURAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Márcia Helena Girardi Piva

 

O ESPAÇO SUBJETIVO: A OBRA DE ARTE COMO UM LUGAR UTÓPICO A SER ADENTRADO E EXPERIMENTADO

Marco Antonio Pasqualini de Andrade

 

ARTE POVERA E ARTE BRASILEIRA: RECEPÇÃO E SIMILARIDADES

Marcus Alexandre Motta

Marcelo Lins de Magalhães

ÁR(E)(I)A MUDA (OU, VIRA) ESCULTURA PARA TODOS OS MATERIAIS NÃO TRANSPARENTES DE WALTERCIO CALDAS

Maria Adelaide do Nascimento Pontes

 

A DOCUMENTAÇÃO NAS POÉTICAS CONCEITUAIS DOS ANOS 70 NO BRASIL

Maria de Fátima Morethy Couto

 

ARTE E BIOGRAFIA: FABULAÇÕES

Maria de Nazareth Eichler Sant Ângelo

 

A LUZ E A LINHA NAS POÉTICAS PICTÓRICAS DE FRA ANGELICO E BOTTICELLI

Maria José Justino

 

MARIA MARTINS, UMA POÉTICA DO DESEJO

Maria Louro Berbara

Raphael Fonseca

DE AKHENATON A DUCHAMP: ARTE, TRANSEXUALISMO E ANDROGINIA

Maria Luisa Luz Távora

 

A GRAVURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM LIVRO – 1965: HISTÓRIA E CRÍTICA

Mariana Rodrigues Pimentel

 

A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE ESTÉTICA OU JR

Mariela Brazón Hernández

 

A PINTURA DE JOSÉ GAMARRA: FABULAÇÕES DE UMA AMÉRICA MÍTICA

Marina Ferreira Frega

 

PARADIGMAS

Marina Pereira de Menezes de Andrade

 

O“BUSINESS ARTIST”: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONCEITOS DE REDE, CAMPO E ARTWORLD

Marisa de Oliveira Mokarzel

 

...FEITO POEIRA AO VENTO: UM PEQUENO ENSAIO SOBRE DIRCEU MAUÉS

Marize Malta

 

ESCARRA NESSA BOCA QUE TE BEIJA... A POESIA DOS OBJETOS DO MAL

Marlen de Martino

 

SÍNDROMES ARTÍSTICAS: O MAL-ESTAR E A ARTE CONTEMPORÂNEA

Martha Telles

 

ROBERT SMITHSON: A PAISAGEM CONTEMPORÂNEA

Martinho Alves da Costa Junior

 

PARA UMA REVISÃO DAS IMAGENS ENTRE CINEMA E ARTES PLÁSTICAS

Mauricius Martins Farina

 

PAISAGEM RETOCADA

Michel Zózimo da Rocha

 

ACONTECIMENTOS FANTASMAGÓRICOS DA IMAGEM

Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça

 

OS LUGARES DO CORPO

Nara Cristina Santos

 

ARTE - POÉTICAS - DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA CURATORIAL

Nara Cristina Santos

Carlos Alberto Donaduzzi, Giovanna Graziosi Casimiro

VISITANT GENET DE VERA CHAVES BARCELLOS:
CONSIDERAÇÕES SOBRE FICÇÃO E IMAGINAÇÃO

Natali Tomie Ikikame

 

O RETRATO FOTOGRÁFICO:
AS IMAGENS QUASE AUSENTES DE CLÁUDIA LEÃO

Neiva Maria Bohns

 

NADANDO CONTRA A CORRENTEZA.
UMA DISCUSSÃO SOBRE FORMAS DE SUBSISTÊNCIA DOS ARTISTAS VISUAIS

Olympio José Pinheiro

Lucas Farinelli Pantaleão

ORNAMENTALISMO: O ESPÍRITO DAS ARTES E DO DESIGN NO CONTEXTO DO PÓS-MODERNISMO

Olympio José Pinheiro

Lucas Farinelli Pantaleão

TRÊS FUNÇÕES DA ORNAMENTAÇÃO NA ARTE E NO DESIGN: ESTÉTICA, ANAGÓGICA, TERAPÊUTICA

Orlando Franco Maneschy

Danilo Azevedo Baraúna

LIMITES E CONTAMINAÇÕES DA IMAGEM NO ESPAÇO: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA PARAENSE

Patrícia Leal Azevedo Corrêa

 

TOCAR E MOVER: SOBRE UM ENSAIO VISUAL DE JOSÉ RESENDE

Paula Ávila Kepler

 

TRÂNSITOS DA AUTORIA.
AUTOR, AFIRMAÇÃO E PARTILHA: FRANZ KAFKA E HÉLIO OITICICA

Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira

 

SISTEMAS PARA A PÁGINA NA OBRA DE MARIA LUCIA CATTANI

Priscila Almeida Cunha Arantes

 

CURADORIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E NOVOS CIRCUITOS

Rafaelle Ribeiro Rabello

 

ESPAÇOS UTÓPICOS INTERATIVOS

Raquel Carneiro Amin

Lucia Helena Reily

O CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS: UM CELEIRO DE ENCONTROS INSÓLITOS

Renata Cristina de Oliveira Maia Zago

 

SOBRE BIENAIS: A BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO DE 1969 E A BIENAL NACIONAL DE SÃO PAULO DE 1970

Renata Favarin Santini

 

A OBRA INSTÁVEL: DESLOCAMENTOS NO ESPAÇO/TEMPO

Renato Fonseca Ferreira

 

A CHARGE POLÍTICA DE JORGE BRAGA E A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE UMA CHARGE PUBLICADA NO JORNAL O POPULAR NO PERÍODO DE 2009

Roberto Luís Torres Conduru

 

ARQUITETURA COMO ARTE?

Rodrigo Guéron

 

ARTE E POLÍTICA: ESTUDOS DE JACQUES RANCIÈRE

Rosane Kaminski

 

A FORMAÇÃO DE JUÍZOS DE GOSTO: REVISTAS ILUSTRADAS EM CURITIBA (1900-1920)

Rosangela Miranda Cherem

 

SOBRE TRÊS ARTISTAS NUM PALÁCIO OU UMA HISTÓRIA ABREVIADA DA FORMA E DA IMAGEM

Rosangela Miranda Cherem

Andreza Karine Gomes, Priscilla Menezes de Faria e Silmar Pereira

LUIZ HENRIQUE SHWANKE: UMA POÉTICA ENTRE CONFLUÊNCIAS, FIBRILAÇÕES E CONSUMAÇÃO

Rosangela Nazareth Cerqueira

 

CIRCUITOS INTERCONECTADOS

Sandra Makowiecky

 

LUGAR ALGUM: VESTÍGIOS DA MEMÓRIA EM LELA MARTORANO

Sandra Makowiecky

Aline Carmes Krüger

FICÇÃO, IMAGINAÇÃO, FABULAÇÃO EM FRANKLIN JOAQUIM CASCAES

Sandra Makowiecky

Cleidiane Lourenço

POSSÍVEIS CONCRETOS: A BUENOS AIRES DE JORGE LUIS BORGES

Sandra Makowiecky

Luciane Garcez

NO CURSO DA HISTÓRIA DA ARTE: SOBRE A POTÊNCIA DA IMAGEM EM HUBERT DUPRAT

Sebastião de Jesus Cardoso

 

DEVIR-ANINGA

Silvia Karina Nicacio Caceres

 

FANTASMAS NO MUSEU

Simone Rocha de Abreu

 

AUTORRETRATO: INVENTANDO A SI MESMO

Talita Trizoli

 

ALÉM DAS LENTES DA CÂMERA, UMA LAGARTA FUMA UM NARGUILÉ. REGINA VATER E AS SUBJETIVIDADES DO FEMININO

Tania Maria Crivilin

Angela Maria Grando Bezerra

CONCEPÇÕES DIDEROTIANAS SOBRE A PINTURA DE ALMEIDA JUNIOR

Tatiana Drummond de Oliveira Faria Moura

 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE RICARDO BASBAUM E MÁRCIA X

Thaise Luciane Nardim

 

ALLAN KAPROW: DOS HAPPENINGS ÀS ATIVIDADES

Ubiraélcio da Silva Malheiros

 

PAISAGENS ATIVADAS: ARTE PÚBLICA NA ESPANHA E A IMAGEM DA CIDADE

Vanessa Alves de Lacerda Santos

 

ARTE E SACRALIDADE: ENTRE A VISÃO DO SENSÍVEL E O VISLUMBRE DO DIVINO

Vanessa Rosa Machado

Fábio Lopes de Souza Santos

HÉLIO OITICICA – A PUREZA É UM MITO

Vera Pugliese

Christus Nóbrega, Lisa Minari e Tiago Barros

HISTÓRIA DA ARTE EM JOGO:
A ABERTURA METODOLÓGICA EM ABY WARBURG

Vicente Vitoriano Marques Carvalho

 

UMA LEITURA DO X SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL

Vinícius Oliveira Godoy

 

A PAISAGEM E SUAS IMPOSSIBILIDADES NOS DESENHOS DE IBERÊ CAMARGO

Vitor Hugo Gorino

 

DAREL, O AMIGO DE DEGAS

Vitor Marcelino da Silva

 

ORIGENS DA APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: AS CONTRIBUIÇÕES DE NELSON LEIRNER E RUBENS GERCHMAN

Viviane Furtado Matesco

 

CORPO-OBJETO

Wellington Cesário

 

A POÉTICA DE CALDAS E SUA FUNÇÃO FABULADORA

Yacy-Ara Froner Gonçalves

 

DIÁLOGOS DA IMAGEM: EIDOS/MIMESIS, EIKON/AÍSTHESIS

Zeila Maria de Oliveira Machado

 

EMBRECHADO: UMA ABORDAGEM ICONOGRÁFICA NA PAREDE DO JARDIM DA CASA 34 NA CIDADE DE SALVADOR